domingo, 16 de setembro de 2012

O RESUMO DE SER CRISTÃO



Você sabe o que é ser um cristão? Você sabe responder essa pergunta de maneira perfeita sem deixar escapar nenhum detalhe? Você acha que ser cristão é ser santo? Mas esse é um resumo perfeito? Fala sobre tudo mesmo? Ajudar os pobres e o primidos estão dentro dessa definição assim como amar a Deus e ser hospitaleiro? Será que ser cristão é ser missionário ou coisa parecida? Mas então ser cristão é fazer novos discípulos? Ser usado por Deus para que novas pessoas se convertam? Ser cristão é viver uma vida passageira de boas obras, enquanto esperam uma vida futura eterna? Mas esse é o melhor que podemos pensar? Ser cristão é acreditar no inacreditável que fez tudo isso? Mas essa frase não parece um tanto estranha? Não. Não. Essas são boas respostas, mas sempre vai faltar uma parte nela. Sempre serão incompletas. Sempre elas mostrarão o quanto são impotentes para descrever a realidade do que é ser cristão. O resumo perfeito, a qual nada precisa ser adicionado; a qual nenhum de nós precisa temer que daqui há uma década ou mesmo um século uma nova descoberta mude tudo, é: ser cristão é ser igual a Jesus. Esse é o resumo perfeito. Essa é melhor e única resposta que podemos dar. Ele. Ser igual a Ele.
IGUAIS A JESUS
Ser cristão é ser igual a Jesus. Esse é o nosso alvo. Essa deve ser nossa busca constante. Nossa mais alta prioridade. Nossa suprema vontade: ser parecido com Jesus. O texto diz: “basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor”. Basta. Isso é suficiente. Quando você é igual, nada mais é preciso. Nada mais é preciso acrescentar. É o ponto máximo. Isso é o que é importante. Viver como Jesus. Buscar ser mais parecido com ele. Se afirmamos ser cristão, devemos ser como Cristo.
Talvez você ache que esse versículo não é suficiente para sustentar tal idéia. Concordo. Mas a Bíblia é ainda mais profunda em relação a essa preciosa verdade. Três textos nos ajudarão a estabelecer essa verdade de forma definitiva em nossos corações, em nossas almas e em nossas mentes.
Rm 8:29 – predestinação
Predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho”.
2 Co 3:18 – santificação
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.
1 Jo 3:2 – glorificação
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”.
John Stott escreveu a respeito dessa realidade da seguinte forma:
Aqui, então, estão três perspectivas (passado, presente e futuro) e todas apontam para a mesma direção: o eterno propósito de Deus ( nós fomos predestinados); o propósito histórico de Deus ( estamos sendo mudados, transformados pelo Espírito Santo); e o propósito escatológico de Deus ( seremos como ele). Tudo isso contribui para a mesma finalidade de semelhança com Cristo, pois esse é o propósito de Deus para seu povo”1.
Você consegue ver isso agora claramente? O que Deus quer para sua vida é que você seja parecido, igual a Jesus Cristo. E isso é fabuloso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário